Страница 2 из 2
O desfiladeiro oldoway está localizado no norte da Tanzânia. A poderosa camada de sedimentos com camadas de cinzas vulcânicas e tufos é extraordinariamente conveniente para a datação. Mais de quarenta anos atrás, o jovem cientista Louis Leakey chegou aqui em busca de vestígios do homem primitivo. Ele e sua esposa Mary – esta é toda a expedição. Leakey estava convencido de que o lago, que outrora ocupava o lugar do atual Desfiladeiro Oldoway, deveria atrair animais e, portanto, pessoas que os caçavam. De fato, ele logo começou a encontrar restos de sítios de caça com ossos de animais e Australopithecus (que também eram caçados).
Mas a descoberta mais interessante estava esperando pelo cientista nas camadas inferiores do desfiladeiro. Esta é a descoberta de 1960, – prezingjantrop. Uma pequena criatura bípede de 122 a 140 centímetros de altura, pelo menos trinta centímetros mais baixa do que o Pithecanthropus, e com um cérebro uma vez e meia menor, mas com um braço mais próximo do homem do que o Pithecanthropus de java e Pequim. Não reconheceu imediatamente o mundo científico por trás dessa criatura o direito de ser chamado de homem.
A capacidade de criar ferramentas distingue até mesmo o coletivo humano mais primitivo de um rebanho de macacos. Provar que prezingjantrope tinha instrumentos, compreendia Leakey, é demonstrar irrefutavelmente: prezingjantrope é um homem. E o Leekie encontrou-os. Centenas de ferramentas de pedra empilhadas em pilhas que se assemelham a pilhas de seixos. Pedras semelhantes a seixos marinhos, levemente trabalhadas ao longo da borda, foram transformadas em ferramentas universais de corte e corte. Os cientistas, encontrando mais e mais" pilhas de seixos", estavam convencidos de que os golpes infligidos em cada uma dessas pedras eram sistemáticos. Afinal, foram criados pelo homem e não pela natureza!
As descobertas deram um impulso para a organização de Buscas ao norte da Tanzânia – No Quênia e na Etiópia. No sudoeste da Etiópia, ferramentas de pedra oldoway foram descobertas com uma idade de 1,9 milhões a 2,2 milhões de anos, e no Quênia, em 1970, as mesmas ferramentas oldoway e ossos de animais quebrados por humanos de cerca de 2,6 milhões de anos foram descobertos. Dois anos mais tarde, no norte do Quênia, Richard, filho de Louis Leakey, encontrou o crânio e os fêmures do homem mais antigo conhecido na época. Seu crânio se assemelhava ao de um homem moderno. Seus rolos supra-orbitais não eram muito pronunciados e sua mandíbula era menos pesada e maciça que a do Pithecanthropus. Este homem viveu 5-5, 5 milhões de anos atrás.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.